• Abril 25 2024

Como o relacionamento com o cliente pode aumentar seu faturamento

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Poderíamos resumir esse artigo com a seguinte constatação: o custo para adquirir novos clientes é, em média, 5 vezes maior do que o custo para reter consumidores. Essa informação sozinha já é prova de que o relacionamento e fidelização de clientes é uma etapa fundamental para o sucesso de grandes marcas. Uma estratégia de negócio que desconsidere a importância de se construir e estreitar laços com pessoas que já são clientes tem muito a perder. Não entende o motivo disso ou não acha que seja importante relacionar-se com o seu cliente? Continue lendo!

Decisão de compra

Para o cérebro, decisão é estresse. E esse é um dos motivos pelos quais o ser humano é um animal que constrói hábitos tão facilmente. E o que isso tem a ver com a sua empresa? Antes de efetuar uma compra, seja ela online ou em sua loja física, o cliente realiza diversas decisões, de maneira consciente ou não. São avaliados inúmeros fatores: preço do produto ou serviço, condições de entrega, real necessidade da aquisição, além de comparações com concorrentes e outros pontos que variam conforme o nicho de cada empresa e o ciclo de compra de cada produto e persona.

Por isso, quando uma pessoa decide ser consumidor da sua marca, passando pelas diversas etapas do funil de marketing, saiba que você ganhou uma batalha e sua empresa foi aprovada em uma série de inúmeras microdecisões realizadas por seu consumidor.

Caso o seu cliente precise adquirir novamente um produto ou serviço que você vende, as chances de que ele compre de você aumentam de maneira exponencial, caso ele tenha achado a experiência satisfatória. Isso porque é mais fácil comprar novamente da mesma marca do que passar por todo o processo de decisão de compra novamente. Ainda mais quando falamos de produtos de alto valor ou serviços de longa duração. Por isso, manter um bom relacionamento com os clientes costuma aumentar o faturamento das empresas.

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Informações valiosas

Informação é um dado valioso no mundo dos negócios. Não são raras empresas que investem uma boa quantia em pesquisa de mercado, justamente para ter acesso a esses números. Isso porque, quando realizada da maneira correta, as pesquias ajudam no entendimento da demanda de mercado. E isso oferece uma vantagem competitiva importnate para que marcas ofereçam as melhores e mais buscadas soluções para seus clientes. Uma empresa que se importa em criar uma rede de relacionamento com seus clientes consegue extrair informações e feedbacks extremamente relevantes sobre seus produtos ou serviços. Por isso é importante levar em consideração como o seu público avalia a sua marca e planejar possíveis adequações, que irão fazer a diferença para uma empresa competitiva no mercado.

Tíquete Médio

Ter um relacionamento com a marca, sentir-se valorizado e ouvido, saber que pode contar com uma equipe de atendimento respeitosa caso precise de algum suporte são pontos que fazem com que seus clientes avaliem a marca de maneira ainda mais positiva. E essa satisfação com todas as etapas da compra (da descoberta da marca, passando pela entrega até o pós-vendas) faz com que o cliente sinta-se confortável e seguro para realizar novas compras com valores ainda mais altos em sua empresa.

Fortalecer o relacionamento com seu cliente é sinônimo de aumentar o faturamento já que a barreira de resistência inicial para realizar uma compra já foi ultrapassada e ele pode influenciar muito no aumento no tíquete médio da sua empresa.

Posicionamento de Marca

Esse conceito, muito comum na área de marketing, é extremamente poderoso e possui grande influência na decisão de compra. O posicionamento de marca, em linhas gerais, é a posição de sua marca ocupa na mente e coração dos seus consumidores. E por que isso é importante para aumentar o faturamento? Porque quando o seu cliente percebe que é mais do que um número para sua empresa (e isso vai muito além de enviar pesquisas de satisfação), sua marca passa a ter maior relevância e autoridade. Isso, além de oferecer uma ampla vantagem competitiva, também garante a diferenciação necessária para se destacar no mercado e deixar de ser apenas mais uma marca na prateleira. O cliente começa a fazer associações de confiança, admiração e respeito pela sua empresa e dificilmente irá procurar a concorrência. E isso, no mundo atual, tem um preço inestimável.

Ferramentas importantes

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a importância de se relacionar com o seu cliente, é essencial que esse processo possa ser colocado em prática, sem que isso acarrete processos demorados e longos para o seu negócio e sua equipe de atendimento. Em nossa plataforma, você tem todos os cadastros dos seus clientes em um único lugar.

A cada pagamento pela Gen, seu cliente é automaticamente registrado na lista de contatos da plataforma e é possível, em instantes, conferir o ticket médio da sua empresa, identificar clientes fiéis, informações sobre faturas em atraso e muito mais. Tudo em um só lugar.

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