Até o final deste artigo você saberá como criar programa de fidelidade que gera vendas de verdade, uma poderosa máquina de pós-vendas, e mudará de uma vez por todas seus negócios.
“Não é o empregador que paga o salário. Os empregadores só lidam com o dinheiro. É o cliente que paga o salário.”– Henry Ford
Se você já chegou até aqui está pensando em como criar programa de fidelidade para o seu negócio.
Além disso, tenho uma notícia boa para você: um programa de fidelidade funciona e realmente pode te ajudar a vender mais.
Veja o caso das companhias aéreas Gol Smiles, Livelo e TAM Fidelidade, por exemplo.
A questão é:
Porque esses gigantes, e até mesmo o McDonalds, que também começou há pouco tempo um programa de fidelidade, precisam de um programa de fidelidade?
Melhor ainda: Como você, um pequeno ou médio varejista, pode se beneficiar dessa mesma estratégia e lançar um programa de fidelidade de clientes?
Simplesmente porque você precisa vender mais. Acertei?
E é para isso que existem programas de fidelidade.
Em 2016, um estudo da Experian revelou que 72% das empresas que investiram em programas de fidelidade nos Estados Unidos conseguiram ver um retorno sob um investimento muito alto e muito rápido.
Primeiramente devemos entender aqui que um programa de fidelidade se embasa em relacionamento e assim como em um relacionamento entre um casal, ele precisa evoluir.
Além disso, para que um programa de fidelização realmente funcione ele precisa estar de acordo com três regrinhas: simplicidade, presentes com valor para quem recebe e criatividade.
Partindo disso você está apto a saber como criar programa de fidelidade que funcione!
Veja também: Os principais passos para criar um programa de fidelização que realmente funciona.
Mas antes de começar, é bastante importante que você compreenda algumas informações sobre esse recurso.
Ninguém gosta de coisas ou pessoas complicadas e não vão gostar do seu programa se ele for complicado e cheio de regras e burocracia. Além disso, as regras do seu programa devem ser muito claras e objetivas e estar a disposição do seu cliente facilmente.
Para oferecer tipos de recompensas que realmente sejam atrativas para o seu cliente, você deve primeiro descobrir o que o seu cliente quer ganhar. Faça pesquisas, se relacione com um grupo de cliente e descubra suas preferências ou analise os seus históricos de compra na empresa.
Você pode até criar um grupo de elite, ou seja, um grupo seleto do qual farão parte apenas clientes que você convidar. É bastante importante conhecer o cliente, principalmente seus históricos de compra, eles são primordiais para o sucesso de qualquer empresa.
Um relacionamento que cai na rotina e fica chato também pode ser um problema para o seu programa. Por esse motivo a dica é ser criativo e surpreender. Brinque com nomes diferentes, campanhas criativas e layouts bem feitos, mas sem exageros para não correr o risco de virar uma ação complicada.
Se antecipar também é uma boa estratégia em um programa de fidelidade. Se você já tem um cliente que compra com frequência, já conhece o hábito de consumo dele então porque não se antecipar e oferecer um desconto nos itens que ele pode vir a comprar na próxima visita a sua loja?
DICA IMPORTANTE:
Antes de implantar o seu programa de fidelidade é importante contratar um advogado especializado no assunto para evitar qualquer problema.
Agora vou compartilhar com você são informações sobre:
Pronto?
Para começar, um programa de fidelidade é a melhor forma de garantir que seus compradores retornem e comprem mais vezes de você.
Partindo disso, é bastante importante que, antes de saber como criar programa de fidelidade, você faça a seguinte pergunta:
Mas porque você quer isso?
Manter um consumidor fiel e fazê-lo comprar mais vezes da sua empresa custa de 3 a 10 vezes menos do que adquirir um do zero, que ainda não te conhece. (fonte)
Se você ainda não está convencido eu tenho mais uma lista de benefícios dos programas de fidelidade:
Agora que você já entendeu como um programa de fidelidade pode transformar o seu negócio, vamos saltar para a criação do programa de fidelidade.
Aqui vão algumas informações sobre:
Crie um programa de fidelidade que seja a cara da sua marca e encante as pessoas.
Grande parte do sucesso do seu programa de fidelidade se deve ao quão bem estruturado ele é.
Geralmente entregar algo de valor é a porta de entrada para um programa de fidelidade de clientes.
Veja bem:
Você pode simplesmente pedir para seu cliente ser fiel, ou pode prometer pra ele que assim que comprar 10 vezes, a próxima será totalmente gratuita.
Antes que você comece a virar os olhos: o número de consumidores que completa um programa de fidelidades é tão pequeno, que esse custo deixa de parecer tão alto.
Você vai dar uma versão do seu produto, por exemplo, após vários usuários usarem seu produto por 6, 7 ou 8 vezes. E aí apenas um em cada 10 vai completar.
Aqui estão alguns pontos importantes que você precisa ficar atento ao criar um programa de fidelidade pensando em torná-lo irresistível:
Pegou o espírito da coisa?
Esse ponto não é totalmente obrigatório para qualquer negócio. Além disso, lembre-se:
“Feito é melhor do que perfeito” – Sheryl Sandberg, a chefe operacional do Facebook desde 2008.
A ideia aqui é usar um pouco mais de criatividade para ter um programa de fidelidade que pareça perfeito, mas lançar um o quanto antes deve ser a sua prioridade se está lendo até aqui.
Vamos ao segundo passo sobre como criar programa de fidelidade.
Alinhe seus objetivos com as ações dos clientes e faça uma gamificação do Programa de Fidelidade.
Não vamos ser hipócritas aqui.
Um programa de fidelidade que parece uma isca de vendas tem data de validade marcada.
O problema de usar exclusivamente o modelo “compre e ganhe” é esse. O seu cliente vai pensar “eles só se importam comigo se eu estou gastando”.
E esse pensamento não pode nem “pensar” em passar pela cabeça dele.
Vamos voltar ao caso do programa de fidelidade do Starbuck.
O programa foi atualizado em 2016, pois antes disso os clientes precisavam comprar 12 cafés para ganhar um prêmio.
Qual foi a mudança:
Agora cada cliente que gastar 1 dólar recebe duas estrelas em seu cartão fidelidade, e com 125 estrelas ele recebe a sua recompensa.
Na ponta do lápis a mecânica é exatamente a mesma dos 12 cafés, em questão de preço e consumo.
No entanto, o formato antigo exigia 12 visitas ao estabelecimento e a compra de um produto de baixo custo: o café.
A grande ideia dessa mudança se comprovou quando Joseph Michelli, autor do livro “A Estratégia Starbucks” mostrou que o novo formato fez com que os clientes aumentam a frequência de consumo dos produtos StarBucks além de aumentar o valor gasto no estabelecimento.
Tudo isso porque o programa de fidelidade “gamificou” as ações dos consumidores, que agora podem adquirir muito mais estrelas por visita do que antes.
A ideia é incrível, e você pode copiar para o seu negócio.
Mas aí vai uma dica extra, que eles não pensaram:
O programa de fidelidade continua no formato “compre e ganhe”. Em outras palavras está “sem graça”.
Aqui estão 5 formas práticas de deixar esse exato mesmo programa de fidelidade mais divertido. Premie seus clientes com “estrelas” em troca de:
Permitindo esse tipo de engajamento com o seu programa de fidelidade você permite que seus consumidores continuem se sentindo parte do programa, mesmo sem estar comprando efetivamente, e continuem comprando de você posteriormente.
Chegamos ao terceiro passo de como criar programa de fidelidade, aqui, é necessário que você ofereça tipos de recompensas irresistíveis no seu programa de fidelidade.
Entregar recompensas financeiras como desconto, entrega grátis, cartões de presente e etc pode (e vai, muito) ajudar o seu programa fidelidade a pegar.
No entanto, em algum tempo o seu programa de fidelidade pode perder engajamento se agir apenas com prêmios monetários.
Imagine um cliente que já indicou outros 15 clientes pra você. Esse cara já está cansado de ganhar versões gratuitas do seu serviço ou não tem mais o que comprar com tanto cupom de frete grátis.
Essa pessoa deveria ser o seu melhor amigo: então vá lá e ganhe o coração dele.
Mas como?
Aqui estão 3 formas extremamente simples e práticas de manter engajado os melhores defensores da sua marca no seu programa fidelidade:
O que eu estou tentando te ensinar aqui é que você não pode parar no formato simples de programa de fidelidade “comprou ganhou”.
Além disso, explore outras possibilidades e se destaque da sua concorrência.
Já falei bastante sobre isso neste artigo, e nesse quarto passo do nosso guia de como criar programa de fidelidade, repito:
Por trás de um programa fidelidade que entrega recompensas comuns (monetárias), o que realmente move o sucesso é o valor emocional atrelado ao programa.
Por outro lado, se você quer medir a performance do seu programa de fidelização vai precisar ir mais à fundo e adicionar um preço até ao que é emocional.
Como assim?
“Um ponto no meu programa de fidelidade equivale a R$ 1,00”
Mas calma. Não adianta mentir para o cliente e a conta não é exatamente assim.
Esse valor monetário é baseado em 3 fatores chave extremamente importantes:
Em resumo, acho que se você colocar uma premiação no valor de 10% da compra não terá problemas.
Por exemplo:
Se o seu cliente compra um produto no valor de R$ 1,00, o selo ou ponto de fidelidade vai valer R$ 0,10.
Após gastar R$ 100,00 no seu estabelecimento, esse mesmo cliente terá um valor de R$ 10,00 em pontos no seu cartão fidelidade.
Nesse ponto é válido entregar um prêmio neste valor.
O sucesso de um programa de fidelização também depende do quanto você consegue fazer com que ele chegue até os seus clientes.
Se ninguém entrar no seu programa fidelidade, ninguém vai comprar repetidas vezes de você.
Existem incontáveis formas de divulgar alguma coisa hoje em dia.
Por isso listei 5 formas diretas de divulgar de maneira certeira o seu programa de fidelidade:
Esses não são todos os canais de divulgação existentes, mas são os mais eficientes que encontrei após lançar mais de 100 programas de fidelidade nos mais diferentes negócios.
Baixe grátis – Checklist: Planejando e criando programas de fidelidade
Após lançar um programa para fidelização de clientes é importante saber se ele está ou não funcionando.
A avaliação é o fator chave para melhorar e obter mais vendas com seu programa fidelidade.
Existem várias formas de fazer isso, por isso vou listar apenas 3 que considero mais efetivas e simples:
É claro que essas ferramentas podem variar de acordo com os objetivos do seu Marketing de fidelidade.
No entanto, acredito que essas vão te ajudar a começar.
Eu tenho certeza que se você leu até aqui está com sede de criar um programa fidelidade.
E eu também apostaria uma mensalidade do StayApp que você já acredita que um programa de fidelização de clientes pode aumentar as suas vendas, então vou te ajudar um pouco mais.
Veja também: Como a tecnologia revolucionou a fidelização de clientes
Aqui no StayApp eu já lancei alguns programas de fidelidade que funcionam extremamente bem.
Vou listá-los abaixo:
O programa de fidelidade da Sniper em Goiânia foi lançado no StayApp em Outubro de 2017.
Na época a empresa utilizava um CRM para gerir seus clientes e afirmavam que o trabalho era efetivo.
No entanto, a burocracia e a dificuldade com o CRM dificultou a fidelização de clientes, e então fizemos um estudo durante um período de tempo e identificamos que apenas 7% dos clientes da Sniper retornavam no período ativo de 3 semanas.
Após ativar o StayApp no estabelecimento a empresa cadastrou 240 clientes na plataforma e no mesmo período de 3 semanas conseguiu que 61 deles retornassem.
Isso equivale a uma taxa de fidelização de 25%.
O caso da Sniper ficou tão famoso que deu origem à “Regra dos 100”, que prega que a cada 100 clientes você precisa fazer com que pelo menos 20 retornem, ou estará comprovadamente perdendo dinheiro.
Você deve estar esperando eu te contar a “sacada criativa” que fez a Sniper fidelizar tantos clientes em tão pouco tempo.
E eu te digo: não tem sacada aqui.
O que fez o programa de fidelidade da Sniper funcionar foi o engajamento do estabelecimento com a promoção.
A cada cliente novo era dada a possibilidade de entrar no programa fidelidade.
Um diferencial interessante que o StayApp disponibilizou para a Sniper foi o cadastro de cliente de menos de 10 segundos.
Em apenas 10 segundos os clientes passavam o telefone e entravam para o programa de fidelização.
Após as primeiras semanas o programa fidelidade só cresceu.
E 11,18% destes retornaram ao Sniper mais de uma vez dentro do período de 3 semanas, indicando clientes extremamente fiéis.
Os planos para a Sniper é continuar investindo na fidelização de seus clientes e colher cada vez mais resultados dessas ações.
Detalhe importante:
Um programa fidelidade geralmente assusta um gestor comercial, pois sempre possui um apelo de “Compre e Ganhe”.
No caso da Sniper o prêmio é: A cada 6 (seis) selos, você ganhará de brinde um chaveiro Bélica.
Mesmo com toda essa fidelização toda, apenas 9 clientes completaram a promoção e realmente conseguiram o prêmio.
Conferindo um custo muito baixo pela ação de fidelização, aumentando a viabilidade e o lucro.
O programa de fidelização de clientes do P Di Pizza foi lançado em Novembro de 2017.
Antes de lançar o programa, a pizzaria não tinha informações concretas do fluxo de clientes retornando ao restaurante.
Esse problema não estava no dia a dia da gestora das três unidades de Goiânia, até ela descobrir a famosa “regra dos 100”.
Faça as contas:
Se a cada 100 clientes, a fidelização bem estruturada vai te garantir 25 retornando, em um ticket médio de R$ 50,00, você terá um faturamento de R$ 1.250,00.
Por outro lado, não fidelizar os clientes corretamente significa PERDER R$ 1.250,00 a cada 100 clientes atendidos.
Está começando a entender melhor esta regra?
Diferente da Sniper, a P Di Pizza possui um nome mais criativo para a sua campanha de fidelização. Chama-se “Visita do Dia!”
A promessa da campanha é:
“Cliente fiel. Junte 10 selos VISITA DO DIA! e ganhe uma fatia de pizza. Junte 20 selos VISITA DO DIA! e ganhe 20% de desconto em sua última conta.”
Além de oferecer prêmios, a campanha gamifica o retorno dos clientes eles a continuarem retornando e juntando os selos.
Vamos voltar aos números:
Anteriormente eu falei que a média de retorno era de 61,76%. No entanto, isso é uma média das três unidades que existem na cidade de Goiânia.
E das três unidades existe uma em específico que conseguiu resultados muito acima da média das outras duas: a do Setor Marista conseguiu com que, no primeiro mês de uso do StayApp, houvesse um aumento de 117,65% na quantidade de clientes retornando ao estabelecimento.
Isso tudo sem gerar filas, sem necessidade de cadastro do cliente e com uma planilha de envio de selos em tempo real.
O P Di Pizza possui planos de reforçar ainda mais a sua estratégia de fidelização de clientes, além de tentar replicar os pontos positivos da unidade Marista para as outras duas.
Ps: o principal ponto positivo também foi o engajamento do uso da ferramenta por parte dos colaboradores.
Hoje as unidades já acumulam mais de 1.500 clientes fidelizados depois de 2 meses de utilização do StayApp.
Dos fidelizados, 27,7% já são ativos e retornaram pelo menos 1 vez ao estabelecimento no mesmo período.
Dos clientes ativos, 20,39% já retornou mais de 1 vez no período, sendo considerados os “lovers” da marca.
Dos clientes ativos, 20,39% já retornou mais de 1 vez no período, sendo considerados os “lovers” da marca.
Veja outros cases:
Certamente, depois de ler este artigo, você já sabe como criar programa de fidelidade, não é mesmo? Também já sabem o que podem oferecer?
Apesar disso, é importante ressaltar um elemento importante que não pode ficar de fora dessa jogada: a criatividade.
Provavelmente, não é muito comum você ouvir falar de criatividade no empreendedorismo, mas ele é essencial se você realmente quer saber como criar programa de fidelidade irresistível para os seus clientes.
Além disso, ela pode ser usada ao analisar o histórico de compra e no tipo de recompensa usada. Vamos ver alguns exemplos práticos recente no mercado.
Primeiramente, o que empresas financeiras podem oferecer para o seu cliente? Essa pergunta foi respondida com sabedoria pelo Nubank.
O Nubank Rewards funciona assim: você faz compras com o cartão de crédito da empresa e vai acumulando pontos que podem ser resgatados na forma de descontos em dinheiro na sua fatura. Além disso, o saldo nunca expira e cada ponto representa um real na conversão.
Ao analisar o histórico do cliente, eles usaram a criatividade e alcançaram um tipo de recompensa ideal. Além disso, apesar das vantagens, o programa tem uma anuidade.
Que benefícios postos de gasolina e conveniências podem oferecer ao cliente? O KM de Vantagens é a resposta criativa para essa pergunta. Além disso, ela é eficaz.
Para quem costuma viajar bastante de carro, é vantajoso fazer parte de um programa de fidelidade em que pode-se acumular pontos abastecendo e comprando itens na lojinha de conveniência e depois pode revertê-los em mais combustível ou troca de óleo.
Esse é o caso do programa Km de vantagens do Posto Ipiranga. Depois de estudar o histórico de compra encontraram o tipo de recompensa perfeita. Além disso, os pontos podem ser transferidos para o Multiplus.
Como criar programa de fidelidade perfeita? O que podem oferecer que o cliente já não tenha? O Dotz é a resposta criativa perfeita.
No Dotz, o consumidor pode acumular compras de duas formas diferentes: comprando em estabelecimentos ou sites parceiros, ou em outras lojas com o cartão de crédito de alguma empresa parceira.
Além disso, esses pontos podem ser trocados por uma infinidade de produtos e serviços com comodidade pela internet.
A criatividade encontrada no Dotz foi aplicada na hora de analisar o histórico de compra e, consequentemente, encontraram a recompensa perfeita.
Tem como criar programa de fidelidade em conjunto? A resposta é clara: sim. O que eles podem oferecer? Muitos benefícios. Trouxemos um exemplo prático.
Não é segredo que as companhias aéreas se destacam quando o assunto é fidelização de clientes.
Após um investimento de 300 milhões de dólares, a Latam uniu o seu programa de fidelidade ao da empresa e criou o Latam Pass, em outubro de 2019. Além disso, já começou automaticamente com 23 milhões de usuários no Brasil.
Como criar programa de fidelidade em conjunto? A Latam Pass respondeu com excelência. Devido ao investimento, eles podem oferecer bastante retorno.
Tanto benefícios como pontos acumulados em ambos os programas passaram a ser administrados em um cadastro único.
O Latam Pass terá foco em passagens aéreas, já que 85% dos resgates nos programas correspondem a bilhetes. Isso é o melhor que eles podem oferecer.
Além disso, o próximo passo é segmentar o clube de viajantes frequentes. Cada usuário do clube tem objetivos diferentes. O objetivo é formatar benefícios para cada um deles.
Percebe como as companhias aéreas projetam seus programas de forma eficiente?
O que você achou desse guia de como criar programa de fidelidade de clientes?
Espera! Eu tenho mais uma dica de bônus pra você.
E eu sei que você adora bônus.
Existem três formas práticas de se criar um programa de fidelização em um estalo de dedos.
Concluindo este guia, a minha dica acima de qualquer outra é: faça os seus clientes satisfeitos e você terá clientes fiéis.
Mensurando ou não, você terá clientes que retornam e compram cada vez mais o seu produto ou serviço.
Se você iniciar um programa de fidelização de clientes com esse foco, com certeza terá um aumento considerável nas vendas e na receita do seu negócio como um todo.
Além de conseguir indicações boca a boca da forma mais simples possível.
O que achou deste guia?
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Agora você já sabe como criar programa de fidelidade!