O pós-venda é uma das etapas mais importantes de um plano de vendas, porém muitos donos de franquia acabam por não dar a devida atenção a essa fase.
Para definir melhor o pós-venda devemos entender que, se trata de ações que visam estabelecer um relacionamento focado em atender as necessidades e satisfação do cliente, a fim de construir uma relação de engajamento e fidelidade dele com a marca.
A preocupação com atrair novos clientes faz com que muitos donos de franquia negligenciem o potencial do pós-venda. Nele é possível saber qual visão seu novo cliente teve sobre seu negócio e com isso manter o que funciona e saber dos pontos de melhorias.
Outro ponto importante a se destacar é a retenção de cliente. Manter um cliente custa menos e exige menor esforço que atrair um novo e sua chance de venda é maior.
São de 5% a 20% as chances de vender para um cliente novo e de 60% a 70% as chances de vender para um cliente de base – (Marketing Metrics)
O erro está em achar que o pós-venda não é essencial para suas vendas ou que ele não demanda esforço algum, por isso separamos algumas dicas de como ter um pós vendas para sua franquia eficiente que te faça vender mais.
Invista em estratégias, mais do que criar promoções para quem já comprou de você, seu planejamento deve ter base no atendimento personalizado a cada cliente.
Manter os dados de consumo e uma comunicação regular permite o planejamento de ações personalizadas, que realmente funcionam para seu negócio e te fazem vender mais.
Experimente criar um programa de fidelidade inteligente e ver as suas ações de pós-venda garantindo lucros para o seu negócio.
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