Se você é um empreendedor e está pensando em abrir um bar ou restaurante, saiba que um dos processos mais trabalhosos é a escolha do nome do estabelecimento. Pode parecer fácil, mas a decisão envolve habilidades estratégicas e criativas.
O processo de criação do nome de uma empresa se chama naming, e junto ao slogan e design da sua marca, compõe a identidade, verbal e visual, da sua marca. Sobretudo, esse processo dá início ao posicionamento de marca em um projeto de branding.
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Primeiramente, para você sentir o peso dessa responsabilidade, lembre-se que esse nome escolhido acompanhará a sua empresa por um longo período de tempo – uma vez que o seu bar e restaurante será, certamente, um sucesso. Mudar o nome posteriormente significa gastos extraordinários.
O nome como algo permanente e duradouro. Além disso, esse nome cria outras associações, por isso o processo de escolha precisa ser cuidadoso. Ele irá marcar a diferenciação da sua marca para as demais do ramo, e viverá na mente do seu público.
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O nome é a representação do espírito da empresa. Acima de tudo, quando criado de forma adequada, pode alavancar o crescimento da marca.
Dito isso, escolher o nome requer conhecimentos específicos e a realização de muitas pesquisas, análises e várias tentativas. Só assim é possível chegar a um nome autêntica, que será lembrada pelos consumidores todas as vezes que eles pensam no produto oferecido.
Inicialmente, um nome de uma empresa precisa tentar alcançar um dos dois objetivos a seguir: evocar uma imagem mental, preferencialmente do produto vendido, ou despertar uma emoção. Isso só pode ser alcançado através de nomes simples, fáceis de lembrar e que fujam do comum.
Para esse processo de criação, pode-se tentar algumas estratégias, como combinar palavras em frases, criar palavras novas e, até mesmo, considerar símbolos. Todas essas opções são um caminho seguro para obter um nome autêntico.
Além disso, também pode-se optar por caminhar na contramão do mercado para se tornar uma referência no seu setor. Sobretudo, o importante é conseguir representar o seu estabelecimento para o público. Dito isso, veja algumas coisas que o seu nome precisa ter:
A regra de ouro na hora de escolher um nome é apostar algo fácil, simples de aprender e memorizar. Ou seja, nada de deixar o nome complexo demais ou longe da proposta do seu bar ou restaurante.
Além disso, ele também precisa ser interessante, pouco usual, significativo, pronunciável em diversos idiomas, fácil de soletrar e que evoque alguma imagem visual.
Quando você for escolher o nome do seu restaurante ou bar, precisa ter em mente que ele lembre o produto servido.
É preciso elevar a lembrança do nome, mas sem ser incompatível com outros empreendimentos futuros.
Ao pensar no nome, também é preciso ter em mente que ele deverá suportar a ideia do slogan e símbolo da marca. Ou seja, de preferência, deve ser pensado junto.
Ao criar o nome, deve-se sugerir associações desejáveis para a marca, e que, sobretudo, sejam autênticas.
Acima de tudo, ao criar o nome da sua empresa você deve evitar associações danosas para a marca. Além disso, deve haver uma preocupação em não incitar falsas expectativas ou promessas levianas.
O seu nome precisa ser único, para que ele não seja associado com outras marcas ou, pior ainda, se torne qualquer coisa no meio dos seus concorrentes.
Ou seja, é necessário ser característico, gerando unicidade e evitando ser confundida.
O seu nome não pode ser repetido, ou seja, você não pode usar um nome que já foi registrado. Ou seja, ele deve ser protegido legalmente.
Para te ajudar nessa escolha, separamos algumas dicas rápidas para te ajudar a pensar no nome.
Se o bar fica localizado em um lugar único, os proprietários podem usar isso como diferencial de nome. Ou seja, um nome fácil de lembrar, e que a maioria dos moradores sabe que se refere àquele local.
Sua localização pode ser uma ótima fonte para um potencial nome de bar.
Se você planeja apresentar uma determinada cozinha, específica de uma região, por exemplo, seu nome pode refletir isso. Evite nomes esnobes, especialmente se o público que você está procurando é casual. O importante é que seu bar ou restaurante e seu nome andem juntos naturalmente.
Às vezes, o nome pode ser um reflexo do nome do proprietário ou de alguém querido pelo dono.
‘ Além disso, não precisa ser necessariamente ligado a nome de pessoas, mas de experiência pessoais ou histórias que você ou a empresa tenha e que possa tocar o público.
Qualquer que seja o significado do nome do seu bar, esteja preparado para compartilhá-lo com o público, que ama uma boa história.
Finalmente, veja algumas ideias interessantes, que possam te ajudar a pensar em algo criativo:
Alguns cardápios, em especial de lanchonetes pequenas, tendem a colocar apenas o nome do produto e seu valor. No entanto, é muito importante também conter os ingredientes que compõe cada prato.
As informações é uma segurança para o cliente, pois ele pode decidir se deseja ou não fazer determinado pedido. Às vezes algum ingrediente não o agrada, ou talvez ele seja alérgico a outro. Por isso a importância de descrever os pratos.
O valor de cada produto precisa ser bem claro para evitar trocas e confusões para o cliente. Assim como se houver opção de acrescentar algum ingrediente, especifique os valores de cada um deles.
A organização do cardápio é um elemento primordial, não apenas pela estética, como também para facilitar a leitura do cliente. Sendo assim, separa os produtos por categorias, como entradas, prato principal e sobremesa. Evite misturar salada com pratos quentes, ou doces com salgados.
Entre as várias vantagens do cardápio digital está a praticidade em sua atualização, dessa forma, é possível manter produtos e preços em dias. Diferente do cardápio físico, quando o estoque fica desfalcado ou tiver qualquer alteração de valor, basta uma rápida alteração no sistema para manter o cardápio atualizado.
A atenção do consumidor é fisgada pelas imagens presentes no cardápio, portanto, é obrigatório o uso de fotos com alta qualidade no material. Quando o cliente acessa o cardápio do restaurante delivery, ele precisa ter ideia de como é o prato que pretende pedir. Além disso, a qualidade das fotos faz parte da composição estética do material, como também atua como um atrativo a mais para o consumidor.
Ter cuidado na elaboração do cardápio digital para o restaurante delivery é um dos diferenciais para seu negócio se destacar no mercado. No entanto, por que parar por aí? Listamos algumas dicas do que você pode fazer para aumentar as vendas do seu delivery. Confira!
Milhares de pedidos são realizados via WhatsApp, o que torna o aplicativo um canal de comunicação essencial entre a empresa e o consumidor. Além disso, a plataforma é uma via de divulgar seu catálogo de produtos, enviar links, realizar pagamentos e muito mais.
Você não precisa falar sobre delivery em tempo integral, mas se fazer presente e lembrado pelos clientes. Dessa forma, criar conteúdo também é uma estratégia de marketing. Fale sobre assuntos relacionados ao seu negócio, curiosidades, informações, como o serviço funciona e outro temas relacionados.
Toda divulgação precisa de imagens e de preferência com alta qualidade. Assim, tenha cuidado ao tirar as fotos de divulgação dos seus produtos. Atenção ao cenário, composição dos objetos em cena, seja criativo no momento da sessão, pois as pessoas dão muito valor nessa parte.
Embora a dica pareça óbvia, alguns empreendimentos se limitam na divulgação apenas por aplicativos de mensagens. Contudo, ainda hoje vale a pena investir na presença dentro das redes sociais, já que é um local de interação entre a empresa e o consumidor.
Seu negócio precisa ser lembrado de longe, por isso, desenvolva uma boa identidade visual e siga o padrão de comunicação por meio dela. Escolha cores, formas e letras para representar sua empresa e a mensagem que gostaria de passar ao público.
Lembrando que ter um serviço de delivery vai muito além que apenas entregar o produto ao cliente. O trabalho começa bem antes, tendo várias etapas e processos. Mesmo assim, é uma prática fundamental para vários empreendimentos nos dias atuais.