Phygital: o que é e como aplicar ao seu negócio?

Blog By

Admin

O varejo está em constante transformação, se adaptando a novas tecnologias e trazendo à tona novos conceitos que promovem melhores experiências aos clientes. Uma dessas tendências que vem ganhando força é o phygital, um termo que combina estratégias do varejo físico e digital para criar vivências únicas aos consumidores.

Afinal, o que é phygital?

A palavra phygital é a combinação dos termos físico e digital, porém essa junção vai muito além do que apenas uma mistura de palavras. É o encontro de estratégias, características e aspectos importantes que definem o varejo físico e o digital, criando uma forma de atrair, fidelizar e converter clientes, seja no mundo online ou offline.

Por muito tempo, acreditava-se na rivalidade das modalidades de compra, ou o cliente consumia na loja física ou no e-commerce. Porém, cada vez mais, essa crença tem mudado, e o varejo online ganhado mais importância.

De acordo com um estudo da multinacional YouGov, 55,1% dos brasileiros preferem comprar produtos online ao invés de visitar lojas físicas.

É então que o desafio se apresenta, para se manter competitivo no mercado, os lojistas precisam oferecer experiências digitais para os clientes que estão na loja física enquanto impulsionam também estratégias para atrair os clientes que só compram online.

shopping-8598070_1280

Entendendo o phygital na prática

Apesar do conceito parecer complexo, é mais comum — e frequente — do que se imagina encontrar exemplos de estratégias phygital na prática.

Se você ainda não viu de perto alguma experiência assim, vamos exemplificar como seria uma estratégia phygital no varejo na prática.

Imagine uma loja de roupas que possui um ambiente físico e um e-commerce. Ao entrar na loja física, os clientes podem escolher, experimentar e comprar os produtos que mais gostarem de maneira virtual. Mas, para ir mais além, a loja implantou nas etiquetas QR Codes com uma seleção de produtos relacionados e ofertas que o consumidor pode gostar.

Uma integração pode fazer toda a diferença no momento da compra, tornando-a mais interativa e única.

Atualmente, a Amazon Go é uma das empresas revolucionárias da era phygital. Nas lojas da rede, os clientes podem escolher produtos ou retirá-los após fazer uma compra online e pagá-los através do self-checkout, uma tecnologia que permite o pagamento sem interferência humana ou espera em longas filas.

Como você pode implantar o phygital no seu negócio?

Pequenas mudanças podem ter grandes impactos quando falamos sobre implantação de estratégias phygital na prática. Para isso, precisamos falar em omnichannel.

Omnichannel nada mais é que a integração dos diferentes canais de venda, sendo online ou offline, para criar uma jornada consistente para os consumidores. Isto é, mantendo a linha de comunicação estável e permitindo a transição entre canais de forma intuitiva, fácil e envolvente.

Para que o phygital apresente resultados positivos e impulsione tanto as vendas como o engajamento do cliente com a marca, é preciso que a estratégia omnichannel do negócio também seja forte, afinal ambas são importantes para a jornada do cliente.

Além do omnichannel, o conhecimento sobre os seus clientes é essencial para iniciar o seu plano phygital. Criar experiências únicas e personalizadas é uma parte importante do phygital, seja para enviar ofertas exclusivas, cupons de desconto, produtos relacionados ou comunicações através dos canais digitais. 

Aqui, a análise de dados se torna fundamental, utilizar dados de compra, histórico de visitas e comportamento on e offline podem te ajudar a traçar iniciativas mais assertivas e baseadas em insights reais — o que aumenta significativamente as chances de sucesso.

review-5207277_1280

Benefícios do phygital no varejo

As vantagens do phygital no varejo são diversas, ainda mais se atrelarmos tais estratégias ao uso de um CRM.

Já mencionamos que conhecer os clientes é uma peça-chave para o phygital funcionar perfeitamente e, um CRM pode auxiliar no relacionamento e fidelização dos consumidores. 

Listamos abaixo alguns dos principais ganhos que o seu negócio pode obter:

  • Experiência do cliente aprimorada
  • Maior alcance e visibilidade online
  • Interações em tempo real
  • Personalização da jornada do cliente
  • Aumento de vendas cruzadas

Mantenha-se informado

Com os clientes cada vez mais exigentes por uma experiência impecável e imersiva, mergulhar na era phygital é uma das maneiras de se manter relevante em um mercado tão competitivo. 

A Gen, especialista no mercado de varejo e em soluções phygital, é a sua aliada para ficar informado das últimas tendências do cenário mundial. 

Fique atento às próximas publicações!

Submit Your Comment