voltar para blog

A Importância do Gateway de Pagamento para o Comércio Eletrônico

Tempo de leitura 6 mins | Publicado por: GenPag

gateway de pagamento online como funciona

Quem precisa oferecer diferentes opções de pagamento, principalmente em um comércio eletrônico, sabe que é essencial encontrar soluções que tragam segurança e eficiência durante a cobrança e a finalização da compra. E, para isso, pode contar com o gateway de pagamento, uma interface que realiza a transferência segura de dados sensíveis entre consumidores, operadoras de cartão ou bancos e estabelecimentos comerciais. Além de oferecer inúmeros benefícios, o gateway de pagamento acaba sendo uma solução cada vez mais completa e simples de ser integrada.

Como funciona um Gateway de Pagamento?

Em termos gerais, o cliente insere os dados de pagamento, como o número do cartão de crédito, data de validade, nome completo, entre outros, que, através do gateway de pagamento, são passados para as operadoras ou bancos. Ao receber essas informações, o banco realiza de maneira automática e instantânea a conferência dos dados. Casos esses dados estejam corretos, a transação é autorizada e a realização do pagamento para a empresa vendedora acontece. Esse canal de transferência de informações dispensa a famosa maquininha de cobrança, usada em lojas físicas, e transforma o site ou página da web do vendedor em uma espécie de maquininha virtual, que vai ser responsável pela coleta dos dados, envio para banco ou operadora do cartão e por retornar o status da compra para a loja vendedora, informando se a houve a aprovação ou não da cobrança.

crie sua conta gen appi de pagamento

Comunicação e segurança

Assim como em toda a transação financeira, segurança é um ponto central. Ao coletar os dados do cartão, o gateway de pagamento realiza a criptografia desses dados, prevenindo contra possíveis fraudes. Os melhores gateways de pagamento do mercado oferecem mais segurança:

  • Para o comprador, que fica tranquilo ao saber que os dados sensíveis do seu cartão serão inseridos em um ambiente seguro e criptografado na web, garantindo que nem o vendedor e nem terceiros tenham acesso, apenas seu banco ou operadora do cartão
  • Para o vendedor, já que o pagamento apenas será aprovado caso as informações inseridas pelo cliente sejam verdadeiras e autorizadas pelo banco emissor, que irá barrar a transação em casos de cartões vencidos, com saldo insuficiente, em casos de limite excedido, contas fechadas entre outras situações que comprometem a  realização da venda.

como-funciona-gateway

Esquema de etapas para aprovação de transação

Benefícios do Gateway de Pagamento

Menos fraudes

Ao escolher um gateway de pagamento é preciso verificar alguns pontos importantes. Os mais atuais oferecem segurança extra tanto ao estabelecimento vendedor quanto ao consumidor. Além de criptografar e proteger os dados do comprador, a empresa ainda pode contar com processos e análises antifraude. O ideal é que seja possível contar com algoritmos inteligentes para detectar comportamentos suspeitos e prevenir contra golpes e fraudes, através da avaliação de alguns dados do comprador, como é realizado nas transações feitas pelo gateway da Gen.

👉 Leia também: O que os melhores gateways de pagamento têm em comum?

Mais facilidade na gestão financeira

Mais do que garantir transações seguras, o gateway de pagamento permite que os dados de pagamento de uma empresa possam ser visualizados como informações estratégicas para o negócio. Quanto maior o volume de transações, sabemos que são maiores as chances de erros, principalmente quando a empresa não conta com uma solução que centralize as transações. Atualmente, um problema que gera bastante dor de cabeça aos gestores de e-commerce, é não ter o recebimento via Pix atrelado ao sistema que realiza os recebimentos via cartão de crédito. Isso faz com que a equipe precise conferir os pagamentos realizados em diversas plataformas para que seja possível confirmar o status de pagamento das vendas. Além disso, com gateways de pagamentos completos, os gestores podem visualizar informações importantes sobre vendas, como: itens mais vendidos, quantidade de pedidos, volume e valor de vendas, além de  outras métricas relevantes para a empresa.

#ficaadica: com o dashboard de controle da Gen, você consegue ter acesso a essas informações em alguns cliques. 😉

Checkout transparente e taxa de conversão

Ser direcionado para uma URL diferente da loja online durante o checkout aumenta a taxa de abandono de carrinho por parte dos consumidores, já que levanta suspeitas sobre a segurança da página na qual serão inseridos os dados do cartão. A maioria dos gateways de pagamento já oferecem a opção de configurar uma página de checkout dentro da plataforma ou a opção de configurar a conta para que o cliente finalize a compra dentro do domínio da loja. Essa prática faz com que o cliente sinta-se mais seguro na hora de finalizar a compra, facilita o fluxo de compra e melhora a experiência para o usuário do seu site.

Diferentes opções de pagamento

O gateway de pagamento também permite que o comércio online disponibilize as formas de pagamento que mais sejam adequadas ao modelo de negócio, como pagamento recorrente, compra parcelada ou à vista, pagamento via Pix, boleto ou cartão de crédito. E, como sabemos, oferecer diferentes opções de pagamento, em geral, aumenta a taxa de conversão e o tíquete médio e diminui a inadimplência, já que dá liberdade para o cliente optar pelo tipo de pagamento que mais se adeque à sua organização financeira.

crie sua conta

Facilidade de integração

Por ser um tipo de sistema que conecta duas interfaces diferentes (sua loja online e bancos ou operadoras de cartão), o gateway de pagamento oferece mais flexibilidade para personalizar as funções da interface e deixá-la funcionando de um jeito que traz mais liberdade para que configurações importantes possam ser ajustadas. E isso tudo sem exigir a presença de um profissional especialista em desenvolvimento ou programação disponível exclusivamente para o seu comércio eletrônico. Com a ajuda do nosso suporte técnico e um pouco de conhecimento em integração de plataformas, sua loja online já tem tudo o que precisa para realizar transações e receber pagamentos.

Em resumo, o gateway de pagamento é uma ferramenta necessária para quem deseja oferecer meios de pagamento online ou sem precisar do cartão de crédito físico do consumidor para receber pagamentos. Um dos seus grandes benefícios é a segurança que a plataforma oferece ao criptografar dados e realizar verificações antifraude. Além disso, o gateway de pagamento permite uma melhor experiência de compra para o cliente, facilitando o fluxo de pagamento e o checkout.

blog_banner_02

Sua nova plataforma para vender mais.