Muito se fala sobre transformação digital e como as novas tecnologias têm mudado os negócios, principalmente, o mercado de varejo e e-commerce. Nesse contexto, devemos destacar o crescimento e importância da inteligência artificial (IA).
A inteligência artificial, diferente do que muitos imaginam, já está presente entre nós: nos mercados, lojas, hospitais e até mesmo dentro de nossas casas.
Quando se trata do mercado de varejo, uma pesquisa do Fortune Business Insights mostrou que a IA deve crescer de US$ 7,14 bilhões em 2023 para US$ 55,53 bilhões em 2030 — um aumento surpreendente.
Para se manter relevante e competitivo em um cenário cada vez mais tecnológico, é preciso abraçar as novidades e levar o negócio além. Por isso, vamos mostrar nesse artigo como a inteligência artificial pode ser uma das principais aliadas do seu e-commerce.
Por que a inteligência artificial é importante?
Até 2022, 41% das empresas brasileiras já haviam começado a implantar estratégias de inteligência artificial nos seus negócios, segundo estudo da IBM (International Business Machines Corporation).
E esses números continuam a crescer, pois, muitos já entenderam que o caminho para bons resultados consiste em soluções eficientes e aplicação de diferentes estratégias — destaca-se aqui além da inteligência artificial: omnichannel, phygital e análise de dados.
Atender as expectativas dos clientes tem sido um desafio, com os consumidores cada vez mais exigentes, contar com a IA para personalizar a jornada de compra, recomendar os produtos certos e entender o que o seu cliente procura pode fazer toda a diferença no momento de fidelização desse cliente. Afinal, ele vai voltar a comprar na loja que mais se identifica e onde a experiência for mais impecável possível.
Os benefícios da inteligência artificial no e-commerce
Além de manter o seu negócio atual e relevante, a inteligência artificial traz inúmeros benefícios que podem ser observados em todas as áreas e etapas do seu e-commerce.
Veja 5 vantagens que você pode obter no seu negócio:
Eficiência nas operações: Automatização de tarefas repetitivas e demoradas, mitigando erros humanos e liberando tempo para a equipe se concentrar em atividades mais estratégicas
Tomada de decisões: Análise de grandes volumes de dados de forma rápida e precisa. Permitindo tomar decisões mais informadas e embasadas em dados, seja na definição de estratégias de marketing, na seleção de produtos para recomendação ou na segmentação de clientes.
Redução de custos: A inteligência artificial pode ajudar a reduzir custos em várias áreas. Por exemplo, ao otimizar as operações logísticas, minimizando rotas e reduzindo gastos com transporte.
Simplificação de processos: Chatbots alimentados por IA podem lidar com suporte ao cliente, fornecendo respostas rápidas e precisas. Além disso, a automação de tarefas como processamento de pagamentos e rastreamento de envios simplifica as operações diárias.
Experiência do cliente: Recomendações personalizadas com base em preferências individuais, histórico de compras e comportamento de navegação tornam a descoberta de produtos mais fácil e agradável.
Inteligência artificial na prática: 5 exemplos de uso
Chatbots
Os chatbots são muito eficientes, principalmente quando pensamos em atendimento ao cliente. Oferecer suporte automatizado, rápido e preciso 24 horas por dia, durante todos os dias da semana é um grande diferencial para qualquer negócio.
Recomendação de produtos e ofertas
A IA é capaz de analisar grandes volumes de dados, como histórico de compras, preferências do cliente e comportamento de navegação, para oferecer recomendações de produtos e ofertas personalizadas.
Com esses algoritmos, é possível identificar padrões e tendências, sugerindo produtos relevantes para cada cliente, aumentando as chances de conversão e melhorando a experiência de compra.
Abandono de carrinhos
O abandono de carrinho acontece quando um cliente adiciona itens ao carrinho, mas não conclui a compra. Com a inteligência artificial, você pode enviar lembretes personalizados e automáticos aos clientes que abandonaram o carrinho, incentivando-os a retornar e concluir a compra.
Essas mensagens podem incluir ofertas especiais, cupons de descontos ou informações úteis relacionadas aos produtos selecionados, ajudando a recuperar vendas perdidas.
Detecção de fraudes
A IA pode ser usada para detectar atividades suspeitas e potenciais fraudes em transações online. Com base em modelos treinados com dados históricos, a inteligência artificial é capaz de identificar padrões de comportamento fraudulentos, como compras incomuns, cartões de crédito roubados ou atividades suspeitas de contas. Isso ajuda a prevenir fraudes, proteger os clientes e garantir a segurança das transações no e-commerce.
Otimização de preços
Otimize os preços dos produtos de acordo com a demanda, concorrência e outros fatores relevantes. Com algoritmos de IA, é possível analisar dados em tempo real, como histórico de vendas, informações de concorrentes e preferências do cliente, para ajustar os preços de forma dinâmica e estratégica. Isso permite maximizar os lucros, mantendo a competitividade no mercado e oferecendo preços atrativos para os clientes.
Se você quer saber mais sobre tendências, varejo e tecnologia, continue acompanhando o Blog Gen. Somos especialistas no mercado varejista e em soluções phygital para o seu negócio.