Não há dúvida de que o comportamento dos consumidores têm mudado ao longo do tempo. Grande parte dessa transformação se deve a pandemia de Covid-19 que afetou tanto as pessoas quanto as empresas — e ainda vivemos alguns resquícios. Todos os setores foram afetados, principalmente o varejo físico. É isso que vamos entender no artigo de hoje.
Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais em suas casas, o varejo físico se viu em uma posição inédita, travando batalhas para se manter competitivo e relevante no mercado.
Por outro lado, o varejo online cresceu e continua apresentando bons resultados atualmente. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, as compras pela internet somaram 185,7 bilhões de reais no Brasil em 2023 — crescimento de 10% em relação ao ano anterior.
O crescimento do e-commerce é fruto da transformação digital que já estava em andamento antes mesmo da crise de coronavírus, mas que foi acentuada e rapidamente ganhou notoriedade entre as empresas varejistas não só no Brasil, mas no mundo.
Termos como omnichannel se tornaram mais comuns, e a busca por oferecer uma experiência única e personalizável de compra digital passou a ser prioridade para lojistas.
A digitalização do varejo fortaleceu também a análise de dados, afinal, com a tecnologia como aliada, não havia motivos para não estudar os consumidores e mergulhar em suas tendências de compra, preferências e histórico.
Seja no ambiente físico, digital ou uma combinação de ambos, o maior desafio para o varejo físico continua sendo a expansão para o universo digital e estratégias para atrair e fidelizar clientes.
O Relatório Varejo 2023 da Adyen trouxe insights importantes para entendermos melhor o cenário atual do mercado de varejo.
Hoje, os clientes estão mais cuidadosos com seus gastos, atentos com crises geopolíticas, recessão e inflação. Por isso, para atrair consumidores, não basta apenas ter bons preços, quem conseguir oferecer uma experiência impecável tanto no físico quanto no digital terá a maior vantagem.
Um termo que vem ganhando força representa bem a situação atual do varejo. Estamos falando de phygital, que é a combinação entre as palavras físico e digital, essa tendência mostra que o futuro está em saber utilizar o que há de melhor no mundo on e offline para promover melhores experiências para os clientes.
E experiências únicas, personalizáveis, sustentáveis são o que os clientes buscam. Podemos observar esse comportamento com insights relevantes do Relatório de Varejo:
Os dados acima nos mostram que uma jornada de compra phygital é exatamente o que os clientes buscam. A facilidade de poder ter experiências digitais na loja física ou a comodidade de retirar em loja pedidos online.
Diversificar os pontos de contato e permitir que os clientes escolham em qual canal querem se conectar amplia não só a visibilidade de marca, mas também a fidelização. Cuidar do cliente é essencial, entender suas necessidades e preferências é o que os faz retornar para uma segunda compra.
Mais do que entender como o comportamento do cliente mudou no varejo físico, é preciso criar planos de ação para acompanhar essa transformação e levar o negócio cada vez mais longe, mantendo-se competitivo, relevante e atual.
Como especialistas no setor de varejo e em soluções que integram o físico e o digital, estamos ao seu lado para mantê-lo atualizado sobre as mais recentes tendências do panorama global.
Esteja atento às próximas publicações!